Reunião com Secretária de Estado de Cultura abre as portas para as quadrilhas juninas em toda Minas Gerais
9 de agosto de 2011 | Notícias
Nesta terça-feira, na Secretaria de Estado de Cultura, o deputado Paulo Lamac (PT), o presidente da União Junina Mineira, Marcelo Borges, o presidente da Federação de Quadrilhas de Minas Gerais, Rick Black, além de outros nomes importantes do movimento junino, reuniram-se com a secretária de cultura Eliane Parreiras e Janaína Cunha Melo, superintendente de ação cultural, defendendo a maior valorização das quadrilhas juninas no Estado.A reunião foi uma das principais solicitações da recente audiência pública da Comissão de Cultura, realizada na Assembleia Legislativa, a pedido de Paulo Lamac. Assim como na audiência, o potencial do movimento junino de mobilizar famílias ao longo do ano, resgatar jovens em situação de risco, gerar renda, emprego e incrementar o turismo foi destacado, surpreendendo a própria secretária, que se mostrou bastante receptiva à ideia de realizar um grande festival estadual de quadrilhas.
No encontro, os quadrilheiros destacaram a histórica pouca participação do governo do Estado de Minas no movimento junino, que encontra, por isso, dificuldades, por exemplo, para participar de eventos nacionais, apesar das festas serem uma importante tradição mineira e o Arraial de Belô, promovido pela Prefeitura de BH, ser o maior festival do gênero no sudeste. A participação efetiva do governo estadual facilitaria uma série de ações no interior, maior integração entre os grupos e intercâmbio em eventos nacionais, levando sempre a bandeira de Minas.
Paulo Lamac destacou, ainda, a importância de se planejar essa participação o quanto antes para que as quadrilhas juninas sejam, inclusive, a grande atração do Estado durante a Copa das Confederações em 2013 e Copa do Mundo de 2014. “É a nossa oportunidade de levar essa cultura rica para todos os cantos do planeta”, afirmou, ressaltando, porém, que o trabalho de valorização não será feito em função da Copa. Esta será apenas a oportunidade de expandir esse processo.
Eliane Parreiras ressaltou a possibilidade de um trabalho em conjunto com a Secretaria de Estado de Turismo e de Educação para potencializar as ações. Para isso, outros encontros já foram agendados, deixando a certeza de que boas novidades virão e as quadrilhas juninas assumirão, de fato, o papel de destaque na cultura popular do Estado, com o reconhecimento do poder público estadual.
Nem no sue último ano como presidente Marcelo,você deixa de trabalhar para o bem dos quadrilheiros,obrigada meu amigo.
ResponderExcluir