ASSISTA O VÍDEO DA REPORTAGEM QUE FOI AO AR NO MG TV 1º EDIÇÃO DESTE SÁBADO, DIA 04 DE JUNHO SOBRE O NOSSO CORTEJO JUNINO.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES
O 5º CORTEJO JUNINO ESTA MARCADO PARA AMANHÃ, SÁBADO DIA 04 DE JUNHO, COM A CONCENTRAÇÃO A PARTIR DAS 08H NO PARQUE MUNICIPAL. A SAÍDA ESTÁ PREVISTA PARA AS 11H PELA PORTARIA PRINCIPAL DO PARQUE MUNICIPAL - AVENIDA AFONSO PENA.
ESTARÃO PARTICIPANDO OS PRINCIPAIS GRUPOS DE QUADRILHA DA CIDADE E TAMBÉM DA REGIÃO METROPOLITANA. ESTARÃO PRESENTE OS GRUPOS: CATA-LATAS, SOL NASCENTE, AMENDOIM TORRADO, FEIJÃO QUEIMADO, PINGA FOGO, BURACO FUNDO, PÉ RACHADO, BREJO GRANDE, SÃO GERERÊ, NOVA GERAÇÃO, PIPOCA DOCE, BREGA E CHIC, VIRA VOLTA, PERNA BAMBA, PEGA FRANGO E SEM NOME.
ACOMPANHE O CORTEJO: SAÍDA PELA AV. AFONSO PENA ATÉ A PRAÇA 7, DEPOIS PELA AMAZONAS E SEGUE ATÉ À RUA TUPINAMBÁS, PARA CHEGAR À AV. DOS ANDRADAS E CHEGAR ATÉ À PRAÇA DA ESTAÇÃO.
A abertura da maior Festa Junina do Sudeste brasileiro, o Arraial de Belô 2011, acontece dia 04 de junho, sábado, às 11h, com muito colorido, alegria e muita festança. Um Cortejo com carroças enfeitadas, noiva, noivo, quadrilheiros e muita música no ritmo da sanfona percorre as principais ruas e avenidas da capital mineira e vai do portão principal do Parque Municipal até à Praça da Estação, cartão-postal de Belo Horizonte.
FOI PUBLICADO NESTA TERÇA FEIRA, DIA 31 DE MAIO, NO DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO-DOM, O REGULAMENTO ESPECIFICO PARA O CONCURSO MUNICIPAL DE QUADRILHAS DO ARRAIAL DE BELÔ 2011.

As comidas juninas são de dar água na boca. Conta a história que as comemorações juninas surgiram na época pré-gregoriana, em comemoração à fartura das colheitas, no solstício de verão, onde faziam-se uma grande festa pagã para agradecer a fertilidade da terra. Essa festa era realizada no dia vinte e quatro de junho.
Dentre tantos pratos deliciosos podemos destacar a canjica, o curau, a pipoca, a pamonha, o bolo de milho, o caldo de milho, milho cozido, dentre outros. Porém, não são apenas esses alimentos que compõem a culinária da festa.
As festas juninas são conhecidas como características da igreja Católica Apostólica Romana, por manter culto de veneração a três santos: São João, Santo Antônio e São Pedro.