Histórico

UNIÃO JUNINA MINEIRA

Em Belo Horizonte existiam várias representações dos quadrilheiros, fato que não contribuía para o crescimento e fortalecimento do movimento junino em nossa cidade e no estado de Minas Gerais como um todo.


A União Junina Mineira - UJM surge justamente neste contexto, onde os diversos representantes dos quadrilheiros resolveram se unir para buscarem melhorias e uma maior representação junto aos órgãos públicos. Os antigos grupos foram extintos para que juntos lutassem pelo mesmo objetivo.

A União Junina Mineira - UJM foi fundada no dia 01 de junho de 2004, dia definido pela CONFEBRAQ (Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas), como dia Nacional do Quadrilheiro. Já nasceu forte e com grandes pretensões. Vale a pena citar que através dela, Belo Horizonte é hoje, a primeira capital estadual a ter o dia municipal do quadrilheiro. Data oficial do inicio dos festejos juninos em nossa cidade.

Hoje a UJM é formada pelos principais grupos de quadrilha de Minas Gerais e se reúne regularmente no transcorrer do ano. Não possuímos nenhuma forma de incentivo fiscal, apenas contamos com a colaboração e participação de seus componentes. Em Belo Horizonte existem cerca de 50 grupos profissionais de quadrilha junina, todos fazem parte do quadro de filiados da UJM. A União Junina Mineira esta se tornando a referência para os quadrilheiros de Belo Horizonte e do interior de Minas Gerais.

A União Junina Mineira apoiou a Belotur na realização do Arraial de Belô desde. Nosso apoio foi no sentido de mobilizar os grupos de quadrilha da capital e também preparar os jurados para o julgamento do concurso de quadrilhas.

Hoje o movimento junino está crescendo não apenas em Belo Horizonte, mas em todo o Brasil. Na maioria dos estados de nossa federação, temos uma entidade que organiza e defende os interesses dos grupos de quadrilha junina. O movimento junino é um dos maiores movimentos da cultura popular do Brasil. A União Junina Mineira está inserida neste cenário, onde participa da CONFEBRAQ (Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas), juntamente com mais 18 representantes de outros estados.

As festas juninas fazem parte de nossa história e da nossa cultura, onde aprendemos a participar desses festejos desde criança. É uma grande festa que acolhe a todos e principalmente as famílias. É uma festa típica mineira.

DIRETORIA:

- PRESIDENTE: MARCELO BORGES
- VICE-PRESIDENTE: SUELI BORGES
- TESOUREIRO: DÉLIIO SILVA
- SECRETÁRIO: ROGÉRIO GOMES

Contato: 031 – 9968-5012

Email: ujm.pres@ig.com.br

Site : www.uniaojuninamineira.com.br